Analine Molinário- Fotos Alexandre Barcellos |
Concluir uma faculdade, embora seja o momento mais aguardado para qualquer estudante de nível superior, é também o início de vários questionamentos para muitos desses estudantes. O diploma universitário não traz consigo apenas o orgulho de um sonho alcançado, mas representa para cada aluno a necessidade de decidir qual será o próximo passo. Entrar na luta por uma boa colocação no mercado de trabalho? Prosseguir os estudos escolhendo entre uma pós ou o mestrado? Ou quem sabe começar do zero e ingressar em uma nova graduação? Essas e outras perguntas povoam as mentes dos novos graduados e além de encontrarem as respostas para cada uma delas, eles precisam descobrir uma maneira de alcançar os novos objetivos traçados.
Lucas Cruz |
Morador de São João de Meriti, na Baixada, o também aluno pioneiro Lucas Cruz faz coro com Analine e acredita que o fato de não conhecer algumas pessoas na área pode significar uma maior dificuldade na hora de tentar obter uma vaga no mercado de trabalho. Além disso, o estudante considera que existe uma desvalorização do jornalista devido aos baixos salários pagos aos profissionais recém-formados. Lucas, entretanto, pensa em prestar um concurso público. Mesmo objetivo de sua colega de turma, Ana Carolina Brandão, para quem a baixa remuneração também é a maior desvantagem dos novos jornalistas.
Formanda Ana Carolina Brandão |
Já Ana Carolina Brandão afirma que a maior lição que levará consigo depois de quatro anos e meio estudando na UFRRJ é a de que sempre se deve perseguir os seus objetivos. Lucas Cruz e Analine destacam o convívio e o respeito com as diferenças como sendo um dos grandes legados de suas graduações, além de terem aprendido a ser mais independentes por conta do fato de que moraram sozinhos em Seropédica durante boa parte do curso. Independentemente das dúvidas e dos medos com o futuro, concluir uma faculdade é certamente um motivo de orgulho e um grande exemplo de força de vontade. Num país como o nosso, onde a educação de nível superior ainda não é uma realidade para a maioria, obter um diploma de nível superior deve ser encarado não apenas como uma importante conquista, mas também como um grande privilégio. Privilégio este que a primeira turma de jornalistas da Rural está às vias de alcançar.